Saúde
Consumo de frutas e verduras da estação auxilia na saúde e no bolso
Compartilhe:
O consumo de frutas e verduras da estação traz diversos benefícios à saúde e ao bolso, pois os produtos estão mais frescos e os preços em conta. Em julho, por exemplo, o destaque fica para as frutas cítricas como laranja, mexerica, tangerina, morgote e ponkan, que reinam nas gôndolas e são ótimas para consumo in natura ou a base de sucos por conter vitaminas A, C, complexo B e fibras.
Além das frutas cítricas, os consumidores buscam ainda por maça, banana, melão, melancia e mamão, consideradas frutas sazonais, ou seja, que estão sempre ao gosto do público, como explica o comprador da rede Fort Atacadista de Cuiabá e Várzea Grande, Tiago Teixeira Pires.
“As frutas cítricas vendem bastante porque estão mais baratas nessa época, como a morgote, que é um tipo de tangerina mais robusta, com qualidade especial e custa em torno de R$ 4,00 o quilo”, conta, ao explicar que o consumidor se importa com o valor, mas, principalmente, com a qualidade do produto.
Segundo o comprador, o Fort Atacadista adquire frutas, verduras e legumes de fornecedores de todo o país, com destaque para a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), que são distribuidores de outros estados e mantém a qualidade dos produtos nas gôndolas por fazerem reposições diárias, com alimentos frescos e selecionados.
As verduras como batata, cenoura, beterraba, diversas qualidades de abóbora, mandioca, cará e os legumes e hortaliças como nabo, acelga, alface, chicória (escarola), couve, couve-flor, rúcula, cebolinha, pimentão, repolho e espinafre destacam-se por dispensarem grande volume de agrotóxicos e outros compostos químicos, justamente por serem alimentos da estação, outra vantagem para o consumo, pois se tornam mais saudáveis.
A Saúde Agradece
A nutricionista Rafaela Curcino Moreira, que atua na rede Fort Atacadista, destaca a importância do consumo de frutas, verduras e legumes no combate a doenças típicas da estação do inverno, como gripes e resfriados, bem como outras enfermidades.
Segundo ela, além do sabor agradável, os legumes e frutas da época possuem nutrientes fundamentais para trazer proteção maior à saúde nesse período mais propenso a constipações e vírus, pois contêm vitaminas C, A, B6, acido fólico, vitamina K e potássio.
“As frutas cítricas, além de estarem mais baratas, são excelentes fontes de vitamina C, auxiliando na prevenção da gripe. Abacaxi, morango e melão são repletos de vitamina C e o preço fica bem mais em conta durante o inverno. Todas essas frutas são ricas em oxidantes e fibras”, afirma a nutricionista. Rafaela lembra ainda que as fibras ajudam no funcionamento do intestino e as propriedades antioxidantes previnem inúmeras doenças, como o aumento do colesterol.
As unidades do Fort Atacadista estão presentes nas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Miguel Sutil, em Cuiabá e na avenida da FEB, em Várzea Grande.